terça-feira, 1 de agosto de 2017

Agosto Dourado Meu Relato de Amamentação!

Este mês de Agosto é um mês muito especial para o incentivo da Amamentação!Este ano Agosto de 2017 é oficialmente o início do mês de incentivo a Amamentação!!!Um grande passo!!Você pode conferir muitos posts referentes a essa campanha através da hashtag agostodourado !




Começo dizendo que sim eu incentivo a Amamentação!
E não,eu não acredito que seja um ato de amor Amamentar!
Tenho seios fartos todos sempre disseram que eu seria muito boa para amamentar.Eu acreditei!
Helô teve que nascer um pouco antes dá hora ,com 36 semanas completas.Fizemos um parto cesárea ( necessário e por opção também).
Helô não veio para meus braços na hora em que nasceu, não tivemos aquele lindo momento pós parto.Ela não sentiu o cheiro de meus seios prontos para amamenta-la.E na verdade eles não estavam,ou me fizeram acreditar isso.
24 hrs após o parto a enfermeira veio a meu pedido ver se eu estava produzindo leite.Não saiu nada com a estimulação dela.
Bom pensei tem fórmula ,muitos bebês tomam fórmula então OK meu bebê terá leite artificial até que eu tenha para amamentar.E assim foi até o 4° dia pós parto.
Meus seios já estavam bem cheios e começou a "vazar" chegou a hora de coloca-la no peito então.
Neste momento tínhamos uma recém mãe que "achava" que todos nasciam sabendo mamar e que isso seria a coisa mais fácil de se fazer.
Uma mãe de primeira viagem e um bebê recém nascido.
Clarooooo que não deu certo,minha bebê ficou muito agitada não conseguiu ao menos fechar a boquinha e ainda saiu toda molhada de leite!
Pós tentativa tive muitos palpiteiros dizendo que eu "Precisava" amamentar ,mas nenhum veio me mostrar como fazer isso.
Claro que quando me vi ali produzindo leite em reveria eu comecei a ordenha.
Ordenha era a palavra e tarefa do dia.Era tanto leite que eu passava muito mais horas ordenhando do que fazendo qualquer outra coisa.
Então ficou claro que produção não foi o problema.
Descobri que eu tenho o "bico invertido" na época pessoas que tinham o bico do seio assim não conseguiam amamentar.
Hoje ,nossa seria tudo diferente não é mesmo?!!!



Então por dois meses seguidos eu vivi para ordenhar.Na consulta de dois meses a pediatra da Helô tirou a mamada da madrugada pois ela dormia direto ( o quê??? Dormia direto?) Sim.Ia das 23 hrs até às 5horas da manhã tranquilamente.
Pouco tempo depois como parei de ordenhar de madrugada a produção foi diminuindo até acabar.
Hoje eu sei que é de madrugada que o organismo entende o quanto deverá produzir para o dia.
Confesso que eu não fiquei chateada por não conseguir amamentar.O que me chateava muito era as pessoas dizendo o que eu deveria fazer e eu não conseguir e não ter a ajuda necessária.
Helô foi amamentada do 4° dia de vida até em torno dos 3 meses de vida com leite materno.
Coisas que aprendi desde seu nascimento são:
Eu poderia ter salvo muitas vidas com o tanto de leite que eu produzia ;
Amamentar pode trazer o momento de ligação com o bebê ,mas não é um ato de amor! Nós somos mamíferos , fomos feitos para Amamentar ainda que não nascemos fazer isso.Alias vocês sabiam que somente os humanos não nascem sabendo Amamentar/mamar?
Sim os animais "irracionais" têm nota máxima nesse quesito.Acontece muito naturalmente para eles.
Com isso eu digo e afirmo que muitas mães se esforçam muito , muito mesmo para amamentar seus filhos ,mas dizer que as que amamentam no seio tem um ato de amor é o mesmo que dizer que aquelas que não conseguiram ou não puderam ou simplesmente não quiseram não amam seus filhos.
Mas eu pensar dessa forma ,de modo algum tira minha opinião de que sim o leite materno é bom melhor alimento para os bebês.
Eu ainda sonho em se mãe novamente e quero muito amamentar esse tão sonhado filho.Mas o diferencial não é o amor é o conhecimento,hoje eu tenho muito mais entendimento de como amamentar do que tinha quando Helô nasceu.
Cada mulher sabe o que é melhor para si e a seu bebê, então cada uma terá um momento,uma história diferente para contar sobre sua experiência em amamentar.
Mas que fique claro que leite materno é o alimento mais completo para o bebê e que se for de sua vontade,sonho amamentar ,procure ajuda hoje temos muitas formas de receber essa ajuda.
E se você assim como eu produzir muito leite ,Doe 10ml de leite materno pode parecer muito pouco mas pode salvar até 10 vidas em uma UTI neonatal.
Pense a respeito!!!
Grande beijo , Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário