quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A fada do dente chegou

Olá tudo bem com vocês??





Eu já comentei no instablog @maternidadeliteraria que Helô começou sua troca de dentes.
Hoje Helô tem 7 anos e seu primeiro dente caiu dia 18/09/2016 e o segundo ontem dia 19/10/2016.



Muitas dúvidas nos cercam nessa fase.Aliás em que fase não temos dúvidas não é mesmo?


Minhas maiores dúvidas eram e ainda são:

➖Engolir o dente  sem perceber;
➖Tenho que esperar cair ou arranjar?;
➖Há perigo mexer no dente?;
➖Se nascer muito grande?

Dito meus medos e dúvidas, falo agora um pouco sobre eles!

➖Em relação à engolir o dente ,eu mesma já engoli quando criança ,comendo uma banana.Não senti dor e só percebi porque vi sangue na banana.
Mas meu medo com Helô se refere a engasgo.Nunca sabemos quando o dente pode vir a cair ou que estaremos fazendo ,certo!

➖Quanto a esperar cair ou arrancar,me lembro bem de meu pai amarrando meu dente na linha e puxando.
Acho que não se faz mais isso hoje em dia né?
Meu medo com esse ato  é de repente machucar  e ou prejudicar o dente que vira a sEu buyuir.
E de esperar cair é se demorar sera que também prejudicará?

➖O mesmo medo de prejudicar o futuro Dentinho se aplica ao fato da criança ficar mexendo.E nós sabemos que eles mexem mesmo.

➖Em relação ao tamanho :Sabemos que uma vez que o dente termina seu nascimento ele para de crescer ,e que o tamanho que atingiu será permanente. No caso da Helô ,meu medo é por ela ter os dentes de leite pequenos.E os próximos a virem entortarem todos os outros devido o espaço atual disponível.


Segundo a dentista da Helô, em relação aos meus medos e dúvidas o melhor a fazer é deixar o dente cair naturalmente. Pois ao arrancar pode-se causar trauma aos tecidos gengivais.
Em relação a Helô ficar mexendo ,pois ela assim como qualquer outra criança mexe mesmo,a orientação foi tentar manter as mãozinhas sempre bem higienizadas.



Dito minha situação, quero lembrar que a fase de troca dos dentes vária muito de criança para criança. As trocas começam por volta dos 6 anos e normalmente caem os da frente e embaixo.Sendo chamados de : incisivos centrais inferiores. Depois caem os superiores,em seguida os laterais inferiores,os superiores,caninos inferiores e molares inferiores, os molares superiores e por fim os caninos superiores.


"Eu já vi muitos casos de crianças perderem aos 5 anos.E com Helô os primeiros a cair firam os incisivos superiores."



Todo esse processo acontece de forma bem lenta e conforme o crescimento da criança. Chegando até os 12 anos.Enta não se preocupe se até os 9 anos nenhum dente tiver caido.Até porque conta-se também o fato do histórico familiar.

Sabe aquela história de tudo tem seu tempo?
Com os dentes não é diferente.O tempo em que os dentes ficam na boca é importante para uma boa mastigação. São estes dentes que preparam a arcada dentária para receber os próximos e permanentes.

É importante informar que pode ocorrer de a dentição permanente começar a aparecer sem que  o dente de leite tenha caído. E nesse caso é necessário levar a criança ao dentista para extração do dente de leite.Pois se a mesma não for feita pode acontecer do dente nascer na posição errada,prejudicando o crescimento e posicionamento certo da dentição. Que com isso atrapalha a fala e deglutição.
Para que seu filho cresça com os dentes saudáveis é preciso incentivar a mastigação. Ai entra aquela opção moderna de introdução alimentar.O método BLW.Até os 3 anos de idade a criança deve se alimentar de todo tipo de alimento.

Você sabia,que os alimentos mais durinhos e os que exigem mais mastigação são ótimos para o desenvolvimento do maxilar?
E que eles massageiam as gengivas e ainda promovem uma auto-limpeza da boca?
Pois é... Muita informação e uma ligando a outra né.
Farei um post falando exclusivamente do método BLW e seus benefícios mais para frente.
No momento vamos estimulando nossos pequenos para terem futuros Dentinhos lindos.
  Até a próxima!!

Itaú Cultural

O Instituto Itaú Cultural foi fundado em 23 de Fevereiro de 1987,concebido por Olavo Egydio Setúbal e criado com o advento da lei Sarney,n°7505,de 03 de Outubro de 1986.
Tem como objetivo incentivar a pesquisa e a produção artística e teórica relacionados a diversos segmentos culturais, bem como preservar o patrimônio cultural do pais.


Olá, tudo bem com vocês??
Que eu amo livros e ler não é novidade.Quando vejo alguém ou alguma instituição com trabalho envolvendo o incentivo a leitura,fico imensamente feliz.
Também não é novidade que o Itaú faz essa campanha no mês das crianças distribuindo livros aos interessados.
Mas vamos falar mesmo assim,porque de repente alguém ainda não conhece,não é mesmo?!!!
Hoje vou falar exclusivamente desse trabalho com #leiaparaumacriança,em uma  outra oportunidade falo mais dos outros projetos do Itaú Cultural OK.






➡Desde o dia 05/10/2016 é possível acessar o site www.itau.com.br/crianca e solicitar osddois exemplares dest edição. Geralmente o cadastro solicitante fica disponível até o último dia do mês de Outubro.
Em todas as edições que participei me foi enviado 2 livros diferentes.O cadastro é rápido e pratico, porém são permitidos somente um cadastro por CPF.Da-se o prazo de 25 dias para envio,mas acontece de chegar bem antes.O meu chegoucom 1 semana.

Os livros que chegaram para nós foram:

"Maya e Selou" de Laura Meana.

Este conta a história de duas crianças vizinhas,duas formas de fantasia e realidade,de dar novas cores e formas ao cotidiano.







"Poeminhas da Terra" de Márcia Leite.

Este conta diversos poemas e tenta aproximar as crianças com a cultural indígena.







Ler só traz benefícios aos leitores e ao ouvinte.E é um gesto tão simples não é mesmo??!
Já foi comprovado de quão valioso é leitura para um bebê desde o ventre de sua mãe. Durante a primeira infância quando estão aprendendo a falar e conhecendo as palavras,uma criança estimulada a leitura aprende cerca de 3 vezes mais palavras comparada aquela que não é estimulada.
No entanto a realidade não chega a todas as crianças, por isso a importância dessas ações culturais.