sexta-feira, 23 de setembro de 2016

REFLUXO

Olá, tudo bem com vocês?Hoje quero falar de um assunto que requer muita atenção.O Refluxo.Helô teve refluxo durante seu primeiro ano de vida. E sinceramente não foi nada fácil. Até porque eu não tinha nenhuma informação de como lidar com a situação. Ainda que fazendo tratamento com medicação até chegarmos a medicação e o resultado do tratamento foi uma longa estrada de sustos,saídas com malas de tantas trocas de roupas que se fazia necessário e além disso muitas madrugadas tomando e dando banhos as pressas na Helô.Me lembro que as únicas sugestões da pediatra foram a elevação do colchão ou berço e a medicação.Mas com esse post quero no minimo dar alguma informação que as ajude no dia a dia.

Refluxo:

Substantivo masculino

1-Movimento da maré que se afasta da margem.
2-Vazante
3-Corrente ou movimento que se opõe a outro.
4-FIG.Volta para traz;recuo;retrocesso.
5-med.Distúrbio que consiste no retrocesso  de um líquido para o canal natural.
6-Numa destilação fracionada,parte do destilado que é posto de volta na coluna fracionadora,a fim de promover uma separação mais completa das frações desejadas.


Refluxo em bebês o que é e como cuidar?


Se seu filho sempre que acaba de mamar coloca todo o leite para fora.Cuidado pode ser refluxo gastroesofágico.

O que é refluxo?


É quando o alimento volta do estomago para o esôfago. Acontece com toda e qualquer pessoa porém nos adultos o refluxo é mais controlado porque o organismo possui um mecanismo de defesa que devolve o alimento novamente para o estômago antes de provocar irritações, náuseas e vômito.

Quando aparece?


Normalmente a partir dos 3 meses aumentando a freqüência aos 4 meses.A casos excepcionais de prematuros.


Porque é comum em bebês?


O mecanismo que devolve o alimento do esôfago para o estômago está em desenvolvimento no primeiro ano de vuda .A válvula que faz a passagem da comida ou o um órgão para o outro (o esfíncter do esôfago), fica mais tempo relaxado e facilita o retorno do que foi ingerido.A alimentação e a posição também influenciam .O bebê toma muito líquido e fica a maior parte do tempo deitado.Conforme a criança se desenvolve e ingere alimentos mais sólidos, o refluxo tende a diminuir.Em que momento do dia ocorre?Normalmente logo após as refeições, quando o alimento ainda não foi digerido e durante o sono."Costuma ser mais frequentemente à noite,porque a criança está na posição horizontal e saliva menos."Porém pode acontecer quando a criança se movimenta muito.


Pode ser uma doença?


O mais comum em bebês e crianças é o refluxo gastroesofágico fisiológico,que é natural,passageiro e não afeta o bem-estar."Se a criança ganha peso,não chora,nem fica irritada,é porque não compromete o estado geral e emocional."
⚫Mas existe a doença fo refluxo gastroesofágico, que pode ser causada por uma má formação no aparelho digestivo ou por maus hábitos alimentares. Os sinais de alerta são dor,irritabilidade, recusa de alimentos, regurgitação frequente, vômitos e um ganho de peso baixo.A falta de tratamento pode causar irritação no esôfago e complicações respiratórias.


Como cuidar e controlar?


No caso de refluxo comum,para diminuir o desconforto do seu filho você pode deixar seu bebê em posição vertical ao amamentar e fracionar as mamadas para não exagerar na quantidade de leite."Quando terminar de amamentar e de fazê-lo arrotar,mantenhs-o de 20 à 30 minutos em pé,para que o leite desça e se acomode no estômago e facilite a digestão."Para crianças maiores,a recomendação é evitar alimentos gordurosos, ácidos, condimentados e apimentados, não comer em exagero e não ingerir líquidos junto com a comida ,de 20 minutos antes ou entre una e  duas horas depois das refeições.Todos os hábitos relaxam a válvula fo estômago e facilitam a volta do alimento.Na hora de dormir,coloque seu filho nais na vertical e de barriga para cima. A elevação da cabeça von um travesseiro é recomendada.Já se o seu filho apresenta os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, procure o pediatra.Ele pode indicar o uso de medicamentos e acessórios, como cintos ou para que das para sustentar a criança até a necessidade de cirurgia.Espero que tenha ajudado.




Até a próxima, Patrícia.



Fonte *Crescer

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A Primavera chegou!!!

Entenda como procede a mudança de estação.




Olá... Tudo bem com vocês??
Hoje entramos na minha estação do ano preferida.A natureza ganha mais cores,a vida se renova,a temperatura fica amena ou seja Primavera é vida rsrs.Sim eu amooo a Primavera.
Eu estava incomodadissima com as pessoas anunciando a primavera antes de fato ela se iniciar. Toda pesquisa que fazia me dizia que amanhã dia 23/09 é que ela se iniciaria até que hoje através da TV vi que não ,que seria hoje seu início.
Então fui pesquisar e encontrei essa matéria bem esclarecedora.
Vamos lá...

Todos os anos, no dia 23 de setembro, tem-se oficialmente declarado o início da Primavera, uma das quatro estações do ano. Mas, nessa data, é primavera apenas no Hemisfério Sul, pois no Hemisfério Norte, nesse mesmo dia, inicia-se o outono.Do ponto de vista técnico, a primaveranão necessariamente coincide com a sua data oficial. Por exemplo: no ano de 2016, o seu início correto, segundo o portal Climatempo, foi as 11:20 do dia 22 de setembro.Mas o que marca, astronomicamente, o início da primavera?A data de início da primavera possui relação com um fenômeno chamado equinócio, que nada mais é do que o período do ano em que os dois hemisférios são igualmente iluminados pelos raios solares, de forma que os dias e as noites possuem, basicamente, a mesma duração.É válido lembrar, porém, que o equinócio exato só ocorre em um momento do ano, pois logo depois a luz solar vai gradativamente se inclinando para o hemisfério sul, fazendo com que, aos poucos, os dias vão se tornando cada vez maiores do que as noites. Quando esse processo atinge o seu ponto máximo, ou seja, o momento em que o dia estiver maior o possível, temos o solstício, que costuma ocorrer no dia 21 de dezembro, encerrando a primavera e iniciando o verão.Perceba, porém, que as estações do ano são apenas convenções. Pois, se pensarmos bem, a data de início da primavera é apenas o ápice do posicionamento da Terra em relação aos raios solares durante o movimento de translação. Pois, à medida que o tempo passa, mais próximo do verão estamos e gradativamente temos “menos primavera” com o passar dos dias.É válido mencionar que, não necessariamente, a primavera é a “estação das flores”. Isso porque essa estação provoca diferentes efeitos sobre os diferentes lugares, de modo que nem sempre essa época do ano obedece ao estereótipo do céu azul, sol radiante, temperaturas amenas e ambiente florido. No Brasil, por exemplo, nesse período, muitas regiões começam a receber as fortes chuvas, que costumam se iniciar no final do mês de setembro e no início do mês de outubro, prolongando-se durante quase todo o verão.No Brasil, é também durante a primavera que o fenômeno do El Niño se manifesta, atuando principalmente com a intensificação das chuvas no centro-sul do país e aumentando o período mais seco no norte e no nordeste.

 Por Me. Rodolfo Alves Pena
  

                          Espero ter ajudado,beijos Patrícia.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

TOXOPLASMOSE

"A DOENÇA DO GATO"

Olá,tudo bem com vocês?
Hoje falarei de uma dúvida que muitos têm e me perguntam através do Instagram do blog.
Muitos sabem que eu tenho uma gatinha ,a Lillo.E por isso me questionam se quando engravidei já à tinha e como foi?
Não eu ainda não havia adotado a Lillo ,a adoção dela aconteceu recemente.Porém quando eu engravidei a 8 anos atrás eu como muitas pessoas ,por falta de conhecimento eu temia os felinos.Morria de medo de pegar toxoplasmose só de olhar para um rsrs.
Mas com o tempo acabei me informando sobre essa doença.
Então vamos lá esclarecer algumas dúvidas?!!!


Sobre a Toxoplasmose:

Ela é uma doença infecciosa,congênita ou adquirida,causada por um protozoário chamado 
Toxoplasma gondii ,encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos.
Homens e outros animais também podem hospedar o parasita,porém o que transmite como mais facilidade são os gatos.

A Toxoplasmose pode ser adquirida por meio de ingestão de alimentos contaminados. Em especial carne crua ou mal passada,principalmente as carnes de porco e carneiro.Alguns vegetais também podem abrigar os cistos do toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.

Em uma pessoa saudável as ações do parasita ficam inativas dentro do organismo impedindo que ,assim a pessoa volte a ser infectada novamente por ele.

"Esses cistos podem facilmente infectar quase todas as partes do organismo humano,dentre eles  o cérebro, coração e até mesmo os músculos."

Caso a resistência da pessoa seja baixa ou tenha alguma doença que comprometa o sistema imunológico a infecção pode ser facilmente reativada.
A toxoplasmose não é transmitida de uma humano a outro.Porém a situações que podem ser evitadas:

⚫Fezes de gatos e felinos podem contaminar os alimentos;
⚫Transfusão de sangue ou transplante de órgãos ( envolvendo um humano contaminado);
⚫Utensilios de cozinha contaminados(expoxto a fezes de gatos);
⚫Frutas e vegetais mal lavados.




No caso de gestantes a doença pode ser congênita pois pode ser transmitida se mãe a bebê por meio da placenta.
Porém com tratamento específico pode reduzir as chances do bebê nascer com a doença.

Pessoas com Aids/HIV tem o sistema imunológico debilitado sendo vulnerável ao protozoário .
Aqueles que fazem Quimioterapia  também e até mesmo alguns medicamentos podem causar a queda do sistema imunológico.

A toxoplasmose normalmente passa despercebida,porém podemos nos atentar a alguns  sintomas que na verdade são bem parecidos com os da gripe.
Sendo eles: dor de cabeça, coriza,dor no corpo,febre,fadiga e dor de garganta.
Caso a pessoa tenha o sistema imunológico muito debilitado podem surgir além m dos sintomas já citados acima também convulsões,visão turva,infecção respiratória, pneumonia, tuberculose e problemas de coordenação.

Já nos bebês que nascem com a toxoplasmose os sintomas são diferentes. Podendo nascer com pulmões e baço grandes,também podem ter convulsões e o amarelamento BA pele e dentes(na fase de nascimento dos mesmos) além de graves infecções nos olhos.
Raramente é notado e ou apresentado os sintomas em bebês nos primeiros dias de vida.Eles normalmente só acontecem na fase da adolescência.

Com base nessas informações fica claro que o convívio com o animal não é prejudicial nem a gestante nem a qualquer outro ser humano desde que cuidados básicos de higiene sejam adotados.
Indico que a caixa de areia fo gato fique longe SA área de preparo de alimentos ou mesmo conservação dos mesmos,que de firma alguma beije o gato na boca ou compartilhe alimentos com ele já que por sua natureza eles tem o hábito de se higienizar e também que não haja contato com as Patinhas do gato.Entendo que elas são super fofas mas eles caminham na areia em que depositam suas fezes e urina.
Tendo essas noções básicas acredito que pode sim haver um gatinho em casa durante a gestação, até porque eles são como filhos e ninguém abandona um filho quando está a espera de outro não é mesmo?!!


                      Espero que as informações acima ajude de alguma forma.
                                                  Até a próxima!

domingo, 18 de setembro de 2016

Resenha de Uma Curva no Tempo

E se a vida lhe desse uma segunda chance?




Sete amigos, um destino ou dois?
Rachel e seu grupo de amigos se reuniram para um último encontro antes de partir para a faculdade e cursar jornalismo.
Rachel pensava até aquele momento que a despedida mais difícil seria a de seu pai,mas com essa reunião de amigos e com seus dois melhores amigos presentes sendo um deles Jimmy seu amigo de infância cuja família adotou à ela e seu pai após a morte de sua mãe ela percebeu que a despedida dele também não seria nada fácil.
Em meio a um onda de sentimentos um acidente que mudaria sua vida estava para acontecer.
Seu namorado Matt foi o primeiro a perceber e alertar a todos do risco iminente. Mas daria tempo de todos se moverem para um local seguro?
Rachel ficou para traz vendo seu destino correr a quilômetros por hora...até que Jimmy já em segurança vendo o destino da amiga não pode permitir que o destino o concretizasse se pôs a ajuda-la.
Mas uma vida seria dada ao tempo,o tempo que tão rapidamente passou até Rachel não ouvir mais seu amigo.

A um ditado que diz:"Não julgue um livro por sua capa"





Sou obrigada a dizer que sim!Eu julgo um livro por sua capa.E foi esse meu julgamento que me levou a essa leitura.
E posso dizer que:Obrigado julgamento, você acertou!!!

Uma curva no tempo tem uma capa delicada e que diz muito sobre a história de Rachel.E ainda faz com que você queira ficar o tempo todo abraçadinha a ele.


Mas agora falando mais sobre a história, Dani conseguiu logo no início do livro o que é algo a muito se valorizar,prender minha atenção e fazer com que eu quisesse passar toda as horas necessárias pressa a essa leitura.
Com sua ótima narração, me fez andar lado a lado com Rachel,sempre que ela encontrava um caminho para desvendar seu mistério eu achava uma opção junto a ela.Essa narração acontece de forma tão leve e envolvente que quando cheguei ao meio da história já tinha desvendado parte do que acontecerá a Rachel,mas isso não fez com que eu perdesse o interesse e sim com que ele aumentasse.Tudo que Rachel sentia,ela conseguiu fazer com que eu sentisse,tanto seus momentos de total frustração quanto os cômicos junto a Jimmy que tem um papel tão importante quanto Rachel nesse romance.


"Talvez meu subconsciente tivesse percebido algo que o restante de mim se recusava a reconhecer.Que uma vida sem Jimmy era como uma morte em vida,e passar por isso era a pior espécie de inferno que eu poderia imaginar."


Quando Rachel se viu com duas vidas,uma com muito sofrimento e depressão com seu pai morrendo e seu melhor amigo morte e na outra todos bem,livre de doença e cheio de vida,ela sentiu-se desde o início com dificuldade de se desprender daquela em que ela já estava tão envolvida emocionalmente. Mas a nova vida lhe trazia tanta felicidade e ou promessa de um futuro mais feliz que a fez se prender aquilo que acalmava seu coração. Seu pai bem,seu melhor amigo e amor com um futuro cheio de esperanças.
E talvez essa vida promissora tenha levado Rachel a seu destino.
Rachel tinha uma vida tão depressiva pós acidente ,será que se ela quisesse ter voltado a essa vida ela teria uma chance melhor de ser feliz?
Ou realmente escolher se apegar a vida promissora com todos ao seu lado era a decisão certa?


"Ninguém nunca lhe disse que,quando se cria um mundo de fantasias,ele deve ser melhor que o mundo real...e não mil vezes pior?"


Recomendo essa leitura para você chegar a sua própria conclusão, assim como Rachel chegou a dela.


Tenham uma ótima leitura,até a proxima