segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Terrible Two

Eu,Helô e o Terrible Two!


Olá, como vocês estão?
Hoje eu vou falar um pouco sobre o terrible two,um pouco do que eu vivi nessa fase com a Helô.

Primeiramente eu digo que "é uma fase"!

Assim como as cólicas, os dentes,a IA dentre muitas outras.
Essa fase começa entre 1 ano e meio e 4 anos.(Por aqui começou aos 2 anos e foi até os 3 anos e meio.)

Normalmente a criança nessa fase não sabe o que quer mas se sente independente para fazer tudo.E de fato já alcançou muita independência desde seu nascimento.
Nessa idade eles já perceberam o poder e efeito que seus gritos e escândalos causam aos pais ou responsáveis.
Quando Helô entrou nessa fase ela me cansou muito emocionalmente. Tudo o que parecia ser difícil até aquele momento ficou pequeno perto do quê eu estava vivendo e ainda viveria.
Helô começou a apresentar  desejos e dúvidas e algumas ou muitas vezes eles  não condiziam com sua idade eu ceder ao seu interesse.

Uma coisa que nunca nesses 7 anos me aconteceu foi chiliques em público.  Por exemplo em lojas,supermercados ou parque.

Meu maior problema era em casa,em seu território.Tudo era motivo para manha e birra,desde a hora da primeira troca de roupa até a última. Sem contar os "eu quero isso e não quero aquilo".
Ahhh esse quero não quero é triste,porque eles querem tudo que não pode e não querem tudo o que deve.
Assim como nós sentimos  que temos que ensinar um bom comportamento para eles a qualquer custo,eles também lutam para impor seus desejos .
No primeiro ano de vida a criança tem una forte ligação com a mãe e não entende que eles são dois indivíduos. E por isso o apego e a falta tão grande que sentem da mãe. Mas alcançando essa idade eles começam a se sentir independentes já entem de certa forma que não pertencem a mesma pessoa.E assim querem mostrar o quanto já aprenderam só que muitas vezes de maneira rude,e não que eles saibam exatamente que estão sendo rudes,é apenas o misto de sentimentos que eles não sabem expressar ainda.


Sua cabecinha está recebendo muitas informações diferentes e alguns de seus mimos e conforto estão lhe sendo tirados.Digo isso porque é exatamente nessa época UE começamos com o desfralde,tirar a chupeta,a mamadeira,o apego a Naninha...e algumas vezes até mesmo a introdução no âmbito escolar.
Hoje penso que é uma fase justa não é mesmo?Pois eles são tão dependentes e frágeis e já  tendo que absorver tanta informação. E as coisas sinceramente ficam ainda piores quando os pais tem uma rotina super corrida,dar conta de tudo isso é sim exaustivo,mas também é recompensador.


É nesse momento de exaustão e estresse que temos que ter sensatez e dedicação para enfrentar essa situação. Tenho que confessar que quando passamos por essa fase a situação me estressou muito,eu tive um grande cansaço mental.O corpo estava bem,aguentava mais 24hrs direto, mas a mente chorava  em silêncio. Isso é o medo de errar falando mais alto. Foi ness época quem comeceia a pensarem voltar a trabalhar,eu queria ver e conversar com as pessoas sobre outros assuntos ,nada que se rekacionase a maternidade.E digo com convicção que mãe nenhuma tem de se sentir mal por ter esse sentimento.
Hoje após passar por tudo isso sem nenhuma ajuda é que me sinto preparada para o baby onde (risos).É um pouco tarde mas pego de experiência para o baby tão.A tecnologia e a internet nos trouxe ferramentas para estudo a qualquer hora e lugar,então ficou muito mais fácil pesquisar sobre todos esses assuntos que  nos cercam de dúvidas.




Não tem nenhuma apostila para ensinar a passar por esse momento,cada criança reage de uma forma conforme sua personalisade e cada pai e mãe acompanha no seu ritmo de educação. O que ajuda os pais a se sentirem melhores é entender que cono já disse:"É uma fase",as vezes um pouco nais longa ou um pouco mais complicada que se outros conhecidos,mas não nos devemos comparar nunca com outras  pessoas.
Ainda que já entendido que a criança está se adaptando a novas informações é importante ter atenção redobrada porque nem toda birra pode ser deixada de lado,é nessa fase que temos que ensinar a criança como se comportar e aceitar esses sentimentos, sempre dando muito carinho. Eles requerem de nós estrema paciência, inclusive parannão cedermos as chantagens e escândalos que els costumam fazer.
Algo que aprendi é que se a criança fizer algo assim em público, não devemos Chanar atenção dela de forma que a exponha.O ideal é ir para um cantoe conversar com a ccriança sobre a atitude dela. Pode até parecer que eles não entendam a conversanas eles sabem nos ler melhor que aos próprios sentimentos, portanto muita firmeza nesse momento.Muitas pessoas olham torto para as borras infantis e adoram dar opinião não solicitada, enta a melhor maneira de lidar com isso é ouvir o instinto.Mães sabem lidar com muitas situações é só deixar que elas façam.
Então queridos keep calm que aos 4 anos o desafio muda.
Tentem respirar fundo ,ter pacipaciência porque tudo isso,todo esse aprendizado é  para formação de um ser humano melhor.No fim tudo vale a pena,a maternidade nem sempre é fácil mas sempre será recompensadora.


Nos encontramos no próximo post .

Nenhum comentário:

Postar um comentário