sexta-feira, 23 de setembro de 2016

REFLUXO

Olá, tudo bem com vocês?Hoje quero falar de um assunto que requer muita atenção.O Refluxo.Helô teve refluxo durante seu primeiro ano de vida. E sinceramente não foi nada fácil. Até porque eu não tinha nenhuma informação de como lidar com a situação. Ainda que fazendo tratamento com medicação até chegarmos a medicação e o resultado do tratamento foi uma longa estrada de sustos,saídas com malas de tantas trocas de roupas que se fazia necessário e além disso muitas madrugadas tomando e dando banhos as pressas na Helô.Me lembro que as únicas sugestões da pediatra foram a elevação do colchão ou berço e a medicação.Mas com esse post quero no minimo dar alguma informação que as ajude no dia a dia.

Refluxo:

Substantivo masculino

1-Movimento da maré que se afasta da margem.
2-Vazante
3-Corrente ou movimento que se opõe a outro.
4-FIG.Volta para traz;recuo;retrocesso.
5-med.Distúrbio que consiste no retrocesso  de um líquido para o canal natural.
6-Numa destilação fracionada,parte do destilado que é posto de volta na coluna fracionadora,a fim de promover uma separação mais completa das frações desejadas.


Refluxo em bebês o que é e como cuidar?


Se seu filho sempre que acaba de mamar coloca todo o leite para fora.Cuidado pode ser refluxo gastroesofágico.

O que é refluxo?


É quando o alimento volta do estomago para o esôfago. Acontece com toda e qualquer pessoa porém nos adultos o refluxo é mais controlado porque o organismo possui um mecanismo de defesa que devolve o alimento novamente para o estômago antes de provocar irritações, náuseas e vômito.

Quando aparece?


Normalmente a partir dos 3 meses aumentando a freqüência aos 4 meses.A casos excepcionais de prematuros.


Porque é comum em bebês?


O mecanismo que devolve o alimento do esôfago para o estômago está em desenvolvimento no primeiro ano de vuda .A válvula que faz a passagem da comida ou o um órgão para o outro (o esfíncter do esôfago), fica mais tempo relaxado e facilita o retorno do que foi ingerido.A alimentação e a posição também influenciam .O bebê toma muito líquido e fica a maior parte do tempo deitado.Conforme a criança se desenvolve e ingere alimentos mais sólidos, o refluxo tende a diminuir.Em que momento do dia ocorre?Normalmente logo após as refeições, quando o alimento ainda não foi digerido e durante o sono."Costuma ser mais frequentemente à noite,porque a criança está na posição horizontal e saliva menos."Porém pode acontecer quando a criança se movimenta muito.


Pode ser uma doença?


O mais comum em bebês e crianças é o refluxo gastroesofágico fisiológico,que é natural,passageiro e não afeta o bem-estar."Se a criança ganha peso,não chora,nem fica irritada,é porque não compromete o estado geral e emocional."
⚫Mas existe a doença fo refluxo gastroesofágico, que pode ser causada por uma má formação no aparelho digestivo ou por maus hábitos alimentares. Os sinais de alerta são dor,irritabilidade, recusa de alimentos, regurgitação frequente, vômitos e um ganho de peso baixo.A falta de tratamento pode causar irritação no esôfago e complicações respiratórias.


Como cuidar e controlar?


No caso de refluxo comum,para diminuir o desconforto do seu filho você pode deixar seu bebê em posição vertical ao amamentar e fracionar as mamadas para não exagerar na quantidade de leite."Quando terminar de amamentar e de fazê-lo arrotar,mantenhs-o de 20 à 30 minutos em pé,para que o leite desça e se acomode no estômago e facilite a digestão."Para crianças maiores,a recomendação é evitar alimentos gordurosos, ácidos, condimentados e apimentados, não comer em exagero e não ingerir líquidos junto com a comida ,de 20 minutos antes ou entre una e  duas horas depois das refeições.Todos os hábitos relaxam a válvula fo estômago e facilitam a volta do alimento.Na hora de dormir,coloque seu filho nais na vertical e de barriga para cima. A elevação da cabeça von um travesseiro é recomendada.Já se o seu filho apresenta os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, procure o pediatra.Ele pode indicar o uso de medicamentos e acessórios, como cintos ou para que das para sustentar a criança até a necessidade de cirurgia.Espero que tenha ajudado.




Até a próxima, Patrícia.



Fonte *Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário