sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Projeto Coala

Olá...
Hoje quero falar sobre o Projeto Coala.Eu o conheci esses dias através da Bienal do livro SP.
Lembra que eu falei no post anterior que "Todo passeio Cultural é válido"?
Então, eu sou incentivadora da leitura desde a primeira infância, mas o projeto vai além da infância.
Antes de falar sobre o projeto em sí, vou falar um pouco sobre : 

 "Estímulos ao bebê, ainda na barriga da mãe."




Pesquisas comprovam que bebês que são estimulados desde a gestação da mãe, tem um melhor desenvolvimento cerebral que os demais.
Os bebês escutam sons externos à partir do 5° mês de gestação.

Lembrando que a voz masculina atravessa com mais facilidade todas as camadas que envolvem o bebê.


Ouvir as vozes dos pais ainda no útero da mãe ajuda a criar laços afetivos entre os pais e bebê. Portanto conte histórias,converse com seu bebê!O bebê adora ouvir a voz dos pais então criar este momento criará um lindo laço familiar.
Existem diversos livros para bebês de 0 à 3 anos,no entanto opte por estórias curtas e de fácil compreensão.
Uma das vantagens de começar esse laço na gestação e que com isso a criança terá uma linda e variada biblioteca infantil.
O incentivo têm de começar na primeira infância.

"UM PAIS É FEITO DE PESSOAS E LIVROS!"


Dito isso fica mais fácil de entender o Projeto Coala.

O Projeto Coala esta ativo em Barueri.
A idéia é realizar a leitura de uma história para o bebê ainda no ventre da mãe ou entregar um livro de histórias para uma criança não leitora.
Essa idéia pode causar estranheza para muitas pessoas,mas essa atividade é fundamental para colocar as crianças  em contato com a linguagem oral e escrita,pois é bastante significativa a contribuição da literatura infantil no  desenvolvimento social,emocional e cognitivo da criança.
É sobre essa concepção que esta alicerçada toda a estrutura do Projeto Coala(Conselho de Orientação e Apoio à Leitura Acolhida) cuja proposta é estimular não somente capacidade de ler,mas resgatar e valorizar o prazer em folhear ou ler um livro,ouvir e contar histórias, acoes que são insubstituíveis diante todo e qualquer tecnologia, oferecendo condições necessárias ao desenvolvimento de hábitos positivos de leitura nesse período mais importante da vida do ser humano.






Incentivando a formação de hábito de leitura na infância conseguimos ampliar as relações de afetividade da criança.
O público principal neste projeto são os alunos de educação infantil,sendo que em todas as escolas de Barueri existe um espaço físico específico denominado "Espaço Coala" equipado com diversos livros infantis. Todos os professores e ou assistentes de material têm um horário específico pré- estabelecido para rotina semanal para levar as crianças no Espaço Coala,onde elas têm a oportunidade de ouvir histórias ou manusear os livros livremente.
Diariamente e um aluno por vez leva para casa um livro que deve ser lido por um adulto de sua família. Este livro é transportado dentro de uma mochila com formato de Coala.



 


A idéia é ampliar para o âmbito familiares se compromisso em estimular o gosto peela leituras estreitar os vínculos afetivos.
"O coala foi escolhido como simbolo desse projeto devido às características que apresentam em seu desenvolvimento, principalmente no que tange o vínculo que estabelece com sua mãe.
Esse projeto têm o apoio das secretarias de Educação; Ação Social;Saúde; Cultura e Turismo e Comunicação Social.
*Base de pesquisa www.barueri.SP.gov.br.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário